Se você vai começar a trabalhar com sexualidade com seus estudantes, um primeiro livro no qual você pode se apoiar é o “Aprendendo a Ser e a Conviver” (Editora FTD). É um livro antigo, mas as atividades são muito aplicáveis e úteis. Você pode customizar algumas atividades de acordo com o contexto em que estiver atuando. Alguns dos materiais de apoio sobre ISTs ou métodos contraceptivos estão desatualizados, mas as atividades que são propostas continuam atuais e potentes.

Aprendendo a ser e a conviver

Jimena Furlani

Outro livro que considero excelente e que tem uma discussão teórica mais contemporânea é o ‘Educação Sexual na sala de aula” da Jimena Furlani. A Jimena é uma pesquisadora incrível nessa área e tem várias outras publicações interessantes. Ela também tem feito alguns vídeos no youtube problematizando a tal “ideologia de gênero”

 

 

Materiais do Promundo

Outra dica são os materiais educativos do Promundo que são disponíveis para baixar na internet.

Recomendo especialmente o Manual H que tem mais de 70 atividades que foram pensadas para o trabalho com homens jovens de 14 a 25 anos.

Todas as atividades propostas em manuais devem ser sempre adaptadas para sua realidade e para o perfil do grupo que você está trabalhando. Já usei algumas atividades do Manual H com crianças, por exemplo, mas fiz adequações de linguagem. Também já usei atividades do Aprendendo a Ser e a Conviver com um grupo de idosos, mas, novamente, fiz adequações.

É sempre importante considerar a questão da inclusão ao fazer as propostas de atividades: caso você vá propor uma dança ou uma atividade corporal, pense em como incluir seus estudantes cadeirantes, por exemplo. Da mesma forma, considere a adequação para estudantes com alguma deficiência. Todas e todos tem o direito de aprender!

Gosto de pensar esses manuais de atividades como fonte de inspiração para ativar a potência criativa de cada educadora/o. Criar do nada é difícil, mas criar partindo de outras experiências é sempre possível e interessante!

Mãos a obra!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *